Entidades se unem em prol do povo Xavante

20/05/2019 16:45 | Doe um cobertor
Foto da Notícia: Entidades se unem em prol do povo Xavante

img Lançada nesta segunda-feira (20) pela comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a campanha de arrecadação de cobertores para índios da etnia Xavante contou com o apoio de diversas entidades.

Procurada pela aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada nas proximidades do município de Barra do Garças, a OAB-MT iniciou a coleta de cobertores para os índios que participam, nos próximos dias, do ritual da Bateção de Água.

De acordo com o líder Xisto Xavante, o ritual marca o início de uma cerimônia que se estende até o mês de setembro para marcar a entrada na vida adulta. Nesta primeira fase, que dura cerca de três semanas, aproximadamente 150 jovens e mais 200 padrinhos vivem às margens do rio, passando a maior parte do tempo dentro da água e dormindo a céu aberto.

Devido às baixas temperaturas do período de inverno, especialmente na beira do rio, tem sido cada vez maior a incidência de doenças respiratórias levando, inclusive, à morte. Assim, os cobertores auxiliarão os 350 xavantes a enfrentar esse período de frio a céu aberto, prevenindo problemas de saúde.

A cerimônia é realizada a cada cinco anos, em média, e envolve diversas aldeias.

Para contribuir com a preservação da tradição xavante e assegurar os direitos da comunidade indígena, a OAB-MT está recebendo doações de cobertores, mantas e edredons. Durante o lançamento da ação, a comunidade quilombola e o Centro Nacional de Cidadania Negra (Ceneg) se comprometeram com a doação de 55 unidades.

Também aderiu à campanha o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT).

Nesta quarta-feira (22), a Faculdade do Pantanal (Fapan), em Cáceres, realiza o evento “Educação das Relações Étnico-Raciais”, às 19h30, que integrará as ações em prol do povo Xavante. Os participantes da palestra e todos os cacerenses são convidados a contribuir com a campanha levando sua doação ao auditório da instituição.

Em Cuiabá, as doações podem ser feitas na sede ou nas salas de atendimento da OAB-MT.