11/12/2019 18:00 | Entrega de Carteira
Foto da Notícia: Diretor-tesoureiro da OAB-MT chama atenção para responsabilidade social dos novos advogados e advogadas

img    Na última solenidade de entrega de certidão da advocacia mato-grossense de 2019, realizada nesta terça-feira (09), o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Helmut Flávio Preza Daltro, fez questão de ressaltar a responsabilidade social de cada um dos novos profissionais para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

“A advocacia é indispensável à administração da Justiça, o que significa dizer que a responsabilidade social a qual vocês foram elevados nesse momento tem uma significância ímpar, não apenas para cada um de vocês ou para os clientes que irão representar, mas para a manutenção do Estado Democrático de Direito. O exercício da advocacia vai além das fronteiras de um processo específico, trabalha, cuida e trata dos Direitos e Deveres mais caros à sociedade, direitos que estão insculpidos na Carta Constitucional”, salientou ele.

Ao entregar as carteiras, que chegaram ao número 27.903 em Mato Grosso, o diretor-tesoureiro lembrou que ser advogado vai muito além de um número de registro profissional. Preza Daltro também citou a recente pesquisa encomenda da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, que aponta a Ordem dos Advogados do Brasil como a instituição da sociedade civil organizada mais confiável do país, com 66% de aprovação.

img    “Essa responsabilidade social que vocês precisam ter em mente todos os dias na atividade profissional. As ações, as falas, as maneiras como se portam frente a quem quer que seja refletirão não só em vocês, mas em mais de 1,2 milhão de profissionais da advocacia espalhados pelo Brasil afora. Refletirão nessas três letras que formam as iniciais da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB é formada por cada um de nós, então todo ato por nós praticado reflete na instituição”, pontuou.

Conforme o diretor-tesoureiro, por sua vez, é preciso agora fazer com que a advocacia seja tão respeitada quanto a OAB, responsabilidade esta que é de todos os advogados e advogadas que formam Ordem. “São os advogados e a advogadas que fazem a diferença, criam novas teses, evoluem na interpretação do Direito tal qual a sociedade evoluí, fixam novos posicionamentos. Vocês saem daqui hoje com uma responsabilidade social constitucionalmente instituída e com o poder de permitir que a cidadania, dentro desse Estado Democrático de Direito, seja exercida em toda sua plenitude”.