PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 27ª SUBSEÇÃO DE VILA RICA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

OAB-MT encabeça debate jurídico, técnico e científico sobre incêndios no Pantanal

09/10/2020 16:00 | WEBINAR
imgSoluções para o combate e prevenção aos incêndios que assolam o bioma pantaneiro foram debatidos durante o “Webinar: Pantanal – Uma discussão necessária”, realizado nesta quinta-feira (8), pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). O encontro virtual reuniu mais de 200 pessoas e contou com autoridades e especialistas no assunto. 
 
Na abertura do evento o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, alertou que, de janeiro a outubro deste ano, 26% do bioma foi queimado. “Para além da fauna e flora é preciso destacar a presença das comunidades como as indígenas, quilombolas, coletores de iscas e o pantaneiro tradicional. No decorrer dos anos eles influenciaram diretamente na formação cultural da região. ”
 
Já a vice-presidente da entidade, Gisela Cardoso, classificou o webinar como “necessário”, uma vez que a temática ganhou as páginas dos jornais em todo mundo. “A OAB-MT, enquanto representante da sociedade civil organizada, não poderia estar de fora desse debate e não estará. Passamos assim a encabeçar esse movimento com grandes nomes do direito ambiental e de profissionais que estão nesta frente” disse.
 
Na ocasião o senador Wellington Fagundes anunciou que a OAB-MT e OAB-Nacional foram incluídas da Comissão do Senado criada para tratar da questão. Ele destacou a importância em reunir representantes da sociedade civil, comunidade técnica e científica, do desenvolvimento econômico, juristas e políticos.   
 
“Temos o compromisso de fazer a conservação e permitir que futuras gerações conheçam o Pantanal preservado. O ofício que recebemos da OAB-MT já foi respondido e está aprovado, portanto a entidade já faz parte da nossa Comissão. Nosso objetivo é chamar a atenção dos governantes para o caos que estamos vivendo, um desastre previamente avisado. ”
 
O evento, que se estendeu pela tarde, também contou com a participação do comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, tenente coronel Dércio Santos da Silva, e do chefe do Centro de Proteção Ambiental comentar sobre as ações de combate no Pantanal de Mato Grosso do Sul, tenente coronel Waldemir Moreira Junior.
 
De acordo com Dércio a Operação Pantanal, que já passa de 60 dias, também conta com uma força tarefa que visa identificar as causas e os responsáveis pelo fogo. “Várias perícias foram realizadas, junto à Politec, Sema, Ibama. Essa equipe multidisciplinar, que conta com apoio total da Delegacia de Meio Ambiente, espera, assim como toda sociedade, a responsabilização dos autores. ”
 
O evento foi realizado pela plataforma Zoom e está disponível no canal da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (Esa-MT) no Youtube, basta clicar AQUI para acessar. 
 
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp