OAB-MT faz a entrega de certidões e exalta respeito a todos da advocacia

09/09/2022 15:35 | NOVOS ADVOGADOS
Foto da Notícia: OAB-MT faz a entrega de certidões e exalta respeito a todos da advocacia
imgA diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) entregou certidões a 42 novos advogados e advogadas, em cerimônia no auditório da Seccional na terça-feira (6). No mesmo dia, 22 estagiários também obtiveram o documento profissional.

Ao registrar que, entre os novos profissionais que receberam a certidão, estava Daniella Veyga, a primeira advogada travesti de Mato Grosso, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, enfatizou o momento histórico para a Ordem. "É o primeiro mandato da paridade - quando toda a diretoria e conselho é composto por 50% de cada gênero; o mandato que tem uma presidente mulher, pela segunda vez nos 89 anos da Ordem em Mato Grosso, e agora entregamos a primeira certidão da OAB-MT para uma advogada travesti. Estamos fazendo história”, afirmou.

img

Daniella Veyga foi a oradora que falou em nome dos novos advogados. "Hoje somos negros e negras, mulheres, LGBTs, PCDs e pessoas de escolas públicas nos tornando doutores. Essa solenidade gira a chave da história e a OAB-MT passa a ter a primeira travesti advogada do estado de Mato Grosso. Farei um grande esforço social para que muitas outras possam chegar até aqui", assegurou.

Compuseram a mesa de honra, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o vice-presidente, José Carlos de Oliveira Guimarães Junior; o diretor tesoureiro, Helmut Daltro; o secretário geral, Fernando Figueiredo; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Ítalo Leite; o presidente e a vice presidente da Comissão da Jovem Advocacia,  Alexandre Arruda e  Barbara Botelho; a vice-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Thaís Brazil; o relator do Tribunal de Ética e Disciplina  (TED), José Gabriel; a vice presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP), Regina Dessunte; a presidente da Comissão de Direito Administrativo, Juliana Zafino; e os conselheiros  estaduais Thales dos Anjos e Laila Allemand.

Judite Rosa e Keka Werneck