Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

OAB-MT discute saídas para migrantes em vulnerabilidade

03/05/2023 00:00 | DIREITO INTERNACIONAL
Foto da Notícia: OAB-MT discute saídas para migrantes em vulnerabilidade
imgA presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Têmis Fagundes, participou de uma reunião para discutir a situação de migrantes. A reunião foi realizada dia 20 de abril no gabinete da vereadora Edna Sampaio (PT). Na pauta, a reivindicação de migrantes haitianos, que buscam trazer seus familiares para Cuiabá, e dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, residentes na capital, que estão passando por situação de miséria extrema.

“A OAB-MT, por meio da nossa comissão, se coloca à disposição para auxiliar no que for preciso e entendemos que a causa é realmente muito cara e necessária a participação de outras entidades do poder público para que consigamos auxiliar essa população a se estabelecer no território e ter uma vida mais digna”, disse Temis Fagundes.

A ação busca o cumprimento da legislação que cria a política municipal para a população migrante: a lei 6.691/21, que prevê, entre outras políticas, a implantação de um centro de referência para atendimento a esta população; a lei 6.804/22, que cria o Conselho Municipal da População Migrante; e a lei 6.688/21, de autoria da parlamentar, que incluiu no calendário municipal a Semana do Migrante, visando a valorização de sua contribuição social.

Na reunião, esteve presente o secretário-geral da Comissão de Direito Internacional, Wagner de Barros Ferretti, e representantes da Pastoral do Migrante.