OAB-MT e ESA-MT abrem a XXI Conferência Estadual da Advocacia

29/08/2023 15:50 | CERIMÔNIA DE ABERTURA
Foto da Notícia: OAB-MT e ESA-MT abrem a XXI Conferência Estadual da Advocacia
img“Em meio às transformações no mundo, a advocacia também vem se modificando e a Ordem dos Advogados acompanha todas essas inovações. Então, é salutar discutirmos sobre a nossa realidade atual, para que igualmente possamos avançar, evoluir, expandir. Nesse sentido, esta é uma grande oportunidade para o nosso crescimento, para nossa evolução”. Assim a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, abriu a XXI Conferência Estadual da Advocacia, na manhã desta terça-feira (29). O evento é realizado pela OAB-MT e a Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), em Cuiabá, dias 29 e 30 de agosto.

A Conferência, que é o maior  evento Jurídico do Estado, conta com a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.  “Este é um evento grandioso, com pautas necessárias e discussões indispensáveis para Mato Grosso e o avanço da Ordem dos Advogados, uma oportunidade de troca extremamente rica”, disse Simonetti na cerimônia de abertura. Ele foi homenageado e surpreendido com o título de cidadão mato-grossense, concedido pela Assembleia Legislativa, através do deputado estadual e advogado Faissal Calil.

imgConselheiro federal e diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, afirmou que um evento deste porte "impulsiona o debate jurídico e envolve temas que circundam toda a sociedade”.

Vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Junior, agradeceu a todos do Sistema OAB-MT pelo trabalho incansável na realização da Conferência e demais ações institucionais. "Vocês é que fazem a OAB-MT, viva a OAB-MT!".

Representando o Judiciário, participaram do evento a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Maria Erotides Kneip, e o Corregedor-Geral de Justiça, Juvenal Pereira da Silva. A desembargadora exaltou o papel social da OAB-MT. O Subprocurador-Geral de Justiça Marcelo Ferra representou o Ministério Público e destacou a atuação da Ordem dos Advogados na defesa da democracia e do Estado de Direito.

Esteve presente o Comandante da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, que, na oportunidade, salientou o respeito e a admiração que a corporação tem pela advocacia mato-grossense. "Em todos os municípios de Mato Grosso, vocês podem contar com a PM para fazer cumprir prerrogativas".

Giovane Santin, presidente da ESA/MTcomparou o estudo continuado a uma bússola que guia na trilha profissional.

imgPresidente da Caixa de Assistência da OAB-MT, Itallo Leite, deu as boas-vindas a todos e ressaltou que este é um momento importante, de marco do mês da advocacia e dos 90 anos da Seccional.

Na cerimônia de abertura, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)  fez a entrega de Moção de Agradecimento para a OAB-MT e para a ESA-MT, pelo apoio, a parceria e a colaboração em iniciativas de expansão do conhecimento voltadas à Advocacia e à sociedade.

Compuseram a mesa de honra do evento a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o vice-presidente José Carlos Guimarães Junior, o Secretário Geral Fernando Figueiredo, a Secretária Adjunta Adriana Tanssini, o diretor-tesoureiro Helmut Daltro, o presidente da ESA-MT, Giovane Santin, o presidente da CAAMT Itallo Leite, o presidente da OAB Nacional Beto Simontti, o diretor-tesoureiro do CFOAB Leonardo Campos, o decano  Pedro Verão representando o Conselho Estadual, a advogada Ethiene Brandão representando o Colégio de Presidentes das Subseções, a desembargadora Helena Maria presidente da ESMAGIS, o comandante da PMMT coronel Mendes, procurador geral do CFOAB e conselheiro federal Ulisses Rabaneda, os membros vitalícios Ussiel Tavares, Francisco Faiad e Maurício Aude, o deputado e advogado Faissal Calil, o Sub-procurador de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho representando o MPMT, a vice-presidente do TJMT Maria Erotides Kneip e o Corregedor de Justiça Juvenal Pereira de Oliveira.

Keka Werneck e Judite Rosa