Gisela Cardoso fala sobre discriminação de gênero no exercício do Direito Criminal

06/10/2023 15:00 | ENCONTRO ESTADUAL
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou da abertura do Encontro Estadual da Advocacia Criminal de Mato Grosso. Ela falou sobre os Desafios da Mulher na Advocacia Criminal. O evento foi realizado em Cuiabá dias 4 e 5 de outubro pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) e a Ordem dos Advogados, através da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT).

"Toda mulher tem direito a exercer a advocacia sem sofrer qualquer tipo de assédio ou discriminação, por parte de autoridades, servidores públicos, chefes, colegas ou clientes, de receber salário igual ao homem, por função igual, de se vestir livremente, sem sofrer restrições ou ser impedida de entrar em quaisquer prédios e instituições públicas", salientou.

Segundo Gisela, "garantir prerrogativas das advogadas é também uma forma de promover o enfrentamento à discriminação de gênero".

Presidente da Anacrim, Rodrigo Marinho, comentou que o ambiente do Direito Criminal é ainda muito masculino e hostil a mulheres. "Há todo um assédio e há ainda quem veja a mulher como um lado mais frágil e age com maior truculência e dureza. Por isso, falar sobre a mulher na advocacia criminal é importante até para que elas se preparem e se fortaleçam para estar neste lugar muitas vezes hostil, muitas vezes mais perigoso, mas muitas já fazem isso com muita coragem e competência".

O evento portunizou reflexões sobre diversas questões afetas à advocacia criminal mato-grossense.

Participaram representando a OAB-MT a presidente Gisela Cardoso, o Secretário Geral, Fernando Figueiredo, o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) e  o presidente da 12ª Subção de Nova Xavantina, Rafael Pereira Lopes.